O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
As novas tecnologias podem ser grandes aliadas da
educação formal nas escolas públicas e contribuir consideravelmente no processo
de ensino-aprendizagem dos discentes. Para tanto, torna-se necessário que os docentes
estejam abertos para o novo e se engajem, de maneira a aprender sobre o
funcionamento de cada uma, para então, inseri-las em suas praxes pedagógicas.
Profissionais da educação em todo mundo já perceberam o potencial das tecnologias e seu uso em contexto escolar como recurso que contribui para o aumento do desempenho das crianças, como nos mostra a seguinte reportagem: http://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-ms-noticias/por-que-a-tecnologia-digital-na-educacao-melhora-o-desempenho-dos-seus/77014/.
Nesse sentido, os professores podem elaborar projetos que contemplem mídias como TV, rádio, jornais e revistas impressos e online, e-books, etc. Podem adotar grupos de WhatsApp para fins de estudo de disciplinas específicas e tirar dúvidas, utilizar o google docs para realização de tarefas em equipes, vídeos para discussão de temas escolhidos segundo uma intencionalidade pedagógica, jogos, ambientes virtuais de aprendizagem – AVA, dentre outros.
Como se pode notar, existe uma infinidade de
possibilidades para se trabalhar o conteúdo curricular em sala de aula de
maneira dinâmica que atraia a atenção dos alunos.
Se temos todas essas possibilidades, por que é tão difícil que as mudanças aconteçam na educação? O que está limitando a incorporação dessas possibilidades?
ResponderExcluirTudo começa com uma cultura de valorização da educação e dos profissionais da área.
ResponderExcluirÉ preciso rever o tempo que um professor permanece em sala de aula e o tempo que dispõe para planejar suas aulas e pensar novas possibilidades para seus alunos.
Acho muito difícil professores que trabalham 40h ou 60h semanais terem tempo e qualidade de vida suficientes para se dedicarem ao ofício do magistério.