O USO DE BLOGS COMO RECURSO DIDÁTICO
A
utilização de blogs que abordam assuntos sobre educação assume um papel
divergente de mero instrumento no processo de ensino e aprendizagem. Halmann e
Bonilla (2009) consideram que os blogs são “passos para novas educações” e não
simples instrumentos utilizados pelos docentes em suas práticas pedagógicas,
como pode ser verificado em http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal3-vol1-dez-20091.pdf.
Salienta-se
que os blogs possuem caráter dinâmico e permitem o uso de múltiplas linguagens.
As postagens podem ser reelaboradas de acordo com as necessidades e intenções
do autor (a). Está num contexto de constante devir numa perspectiva dialógica,
visto que permite que os internautas participem postando comentários. Isto é
salutar, pois contribui para o professor revisitar suas próprias publicações e
ser colocado num lugar de constante aprendiz.
Assim,
o blog extrapola a esfera de mero instrumento didático e assume o papel daquele
que irá contribuir para que seu autor alcance o status de protagonista enquanto agente de transformações e seja
valorizado em suas criações. Além disso, se torna um terreno fértil para o
fazer em educação pela sua própria natureza. Pode-se trabalhar com vídeos,
textos, imagens, etc. É um espaço de variadas
possibilidades.
O interessante é que ao alimentar um blog, os professores passam a refletir sobre sua própria prática.
ResponderExcluirE essa prática se torna salutar, pois possibilita revisão.
ResponderExcluir