domingo, 28 de janeiro de 2018

O USO DE BLOGS COMO RECURSO DIDÁTICO

A utilização de blogs que abordam assuntos sobre educação assume um papel divergente de mero instrumento no processo de ensino e aprendizagem. Halmann e Bonilla (2009) consideram que os blogs são “passos para novas educações” e não simples instrumentos utilizados pelos docentes em suas práticas pedagógicas, como pode ser verificado em http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/pal3-vol1-dez-20091.pdf.

Salienta-se que os blogs possuem caráter dinâmico e permitem o uso de múltiplas linguagens. As postagens podem ser reelaboradas de acordo com as necessidades e intenções do autor (a). Está num contexto de constante devir numa perspectiva dialógica, visto que permite que os internautas participem postando comentários. Isto é salutar, pois contribui para o professor revisitar suas próprias publicações e ser colocado num lugar de constante aprendiz.


Assim, o blog extrapola a esfera de mero instrumento didático e assume o papel daquele que irá contribuir para que seu autor alcance o status de protagonista enquanto agente de transformações e seja valorizado em suas criações. Além disso, se torna um terreno fértil para o fazer em educação pela sua própria natureza. Pode-se trabalhar com vídeos, textos, imagens, etc. É um espaço de variadas  possibilidades. 

2 comentários:

  1. O interessante é que ao alimentar um blog, os professores passam a refletir sobre sua própria prática.

    ResponderExcluir
  2. E essa prática se torna salutar, pois possibilita revisão.

    ResponderExcluir

SOBRE O VÍDEO: O QUE É CIBERCULTURA? (ANDRÉ LEMOS) Enquanto Pierre Lévy aponta que a cibercultura é um fenômeno de caráter técnico, mas ...